Patricia Ribeiro
Brasília encerra o primeiro semestre de 2025 com resultados históricos no setor de turismo, assegurando-se como um destino importante, acolhedor e cada vez mais reconhecido nacional e internacionalmente. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), o período foi marcado por eventos de grande porte, expansão de serviços e conquistas estratégicas para o desenvolvimento do turismo cultural, gastronômico, cívico, esportivo e de negócios. E a perspectiva é que tenha bem mais até o fim do ano.
Turismo em expansão: números que impressionam
Nos primeiros quatro meses de 2025, o turismo injetou R$ 28,34 milhões na economia local — um crescimento expressivo de 50,88% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é reflexo direto de ações estruturadas em diversos segmentos, da valorização da cultura local à qualificação de serviços. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), o período foi marcado por eventos de grande porte, expansão de serviços e conquistas estratégicas para o desenvolvimento do turismo cultural, gastronômico, cívico e de negócios.
Reconhecimento internacional e conectividade aérea
O Distrito Federal também apresentou um avanço de 39% na chegada de turistas internacionais. Atualmente, o terminal brasiliense opera com nove rotas regulares internacionais, com destaque para o aumento de frequências para Miami, Santiago e Cancun, o que reforça Brasília como um destino global competitivo.
O Aeroporto Internacional de Brasília conhecido como Aeroporto Jucelino Kubitschek, ganhou ainda mais notoriedade e reconhecimento internacional sendo eleito o 4º melhor aeroporto no mundo em 2025 segundo o ranking AirHelp Score. Ele é o único terminal brasileiro que está entre os dez melhores do mundo. Foram avaliados 250 aeroportos em 68 países. Os quesitos como pontualidade dos voos, qualidade dos serviços, oferta de alimentações e boas lojas, tendo a capacidade de pista considerada a maior do país, garantiram bom resultado para destacar ainda mais a cidade como destino turístico.
Além disso, a capital foi destaque em rankings internacionais: foi eleita um dos 25 destinos globais em alta para 2025, segundo pesquisa da Airbnb, e entrou para o ranking global da InsureMyTrip como destino favorito para trabalhadores digitais. Brasília também reafirmou seu protagonismo sustentável, sendo eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste, segundo o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025, da plataforma Bright Cities.
Movimento recorde em eventos e experiências
A cidade foi palco de eventos que atraíram milhares de visitantes: o Aniversário de Brasília reuniu cerca de 1 milhão de pessoas, a Via Sacra do Morro da Capelinha contou com 150 mil fiéis, o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/FITABES) trouxe mais de 10 mil participantes e por último o Street League Skateboarding (SLS) com 30 mil reforçando o turismo religioso, cultural, de esporte e de negócios.
Outro marco importante foi a comemoração de 1 ano da reinauguração do Café Escola Casa de Chá. Entre 26 de junho de 2024 e 2025, o local alcançou a impressionante marca de 155.500 visitantes, protagonizando-se como um dos pontos mais emblemáticos, charmosos e históricos da Capital Federal.
Avanços na infraestrutura turística
Em janeiro, foi finalizada a manutenção das pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes, com apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que utilizou produtos especiais para preservar o local. E até julho de 2026, será concluída a reforma completa da Praça, um investimento de R$22 milhões que contemplará a recuperação do piso, revitalização do Espaço Lúcio Costa e do Museu da Cidade, além da modernização de bancos, iluminação de monumentos e implantação de acessibilidade com rampas e piso tátil.
Guias turísticos e inovação digital
O Distrito Federal conta com 500 guias turísticos cadastrados no Ministério do Turismo, sendo 431 registrados na SETUR-DF, que atuam ativamente na experiência de quem visita Brasília. Além disso, o primeiro semestre de 2025 também marcou o lançamento do aplicativo ‘Brasília de A a Z’, durante a 31ª edição da Brasília Restaurant Week, oferecendo uma nova ferramenta para turistas e moradores explorarem os atrativos da cidade.
Fomento ao artesanato e à economia criativa
O projeto Artesanato de BSB segue crescendo com a inauguração de nova loja no Shopping Alameda, em Taguatinga. Com espaço ampliado, a loja atual conta com 30 artesãos selecionados por edital, que se revezam a cada 90 dias, garantindo diversidade e inclusão. Atualmente, o DF possui 14.851 artesãos e 2.583 manualistas cadastrados. Só em 2024, o setor movimentou mais de R$ 2 milhões, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior, beneficiando diretamente 1.500 famílias que vivem do ofício.
Turismo como vetor estratégico para o DF
Brasília vive um momento ímpar de fortalecimento turístico, resultado da soma entre políticas públicas eficazes, valorização cultural e olhar estratégico para a sustentabilidade e inovação. A cidade reafirma sua identidade como capital do Brasil e, ao mesmo tempo, como destino mundialmente reconhecido por sua arquitetura, história, gastronomia e hospitalidade.
Informações para a imprensa:
Secretaria de Turismo do Distrito Federal – Assessoria de Comunicação
E-mail: ascom@setur.df.gov.br
Contato: Gláucia – Chefe da Ascom
Fonte: Secretaria de Turismo do Distrito Federal – SETUR
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