Confederação passa a atuar como liderança setorial engajada com a sustentabilidade
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) oficializou sua parceria com o Pacto Global – Rede Brasil por meio do Programa Multiplicadores. A assinatura da carta-compromisso, com os Dez Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi realizada pelo presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
“A CNC está empenhada em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas da entidade”, afirmou Tadros no documento enviado à Rede Brasil.
O Sistema CNC-Sesc-Senac reconhece o papel do Pacto Global como a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e reforça sua disposição em ampliar a articulação de empresas em prol da Agenda 2030.
Como Multiplicador, a CNC se junta a outras organizações setoriais que promovem a adesão de empresas ao Pacto Global, construindo pontes entre a iniciativa e o setor privado.
As ações previstas incluem:
– Apresentar o Pacto Global – Rede Brasil às Federações para ampliar o incentivo para que as empresas associadas ao setor do comércio, serviços e turismo façam a adesão à iniciativa;
– Promover ações e eventos presenciais ou on-line em parceria com o Pacto Global – Rede Brasil, como seminários, podcasts e newsletters;
– Realizar comunicação contínua com os representantes do Pacto Global – Rede Brasil, informando os progressos da parceria;
Responsabilidade institucional
O Programa Multiplicadores foi criado para ampliar o impacto do Pacto Global – Rede Brasil por meio da mobilização de associações empresariais, federações e câmaras de comércio.
Cada Multiplicador deve realizar eventos anuais com a participação do Pacto Global, divulgar conteúdos oficiais em seus canais e participar de reuniões periódicas com representantes do Pacto Global.
Ao aderir ao programa, a CNC não estabelece vínculos empregatícios nem representa oficialmente o Pacto Global, mas se compromete com a construção de uma cultura institucional voltada para a sustentabilidade. O programa também não implica contrapartidas financeiras recorrentes.
A CNC passa a contar com um selo de Multiplicador que poderá ser utilizado em suas comunicações internas e externas. Além disso, um QR Code exclusivo será usado para mensurar a adesão de empresas que vierem por meio da articulação da entidade, aumentando a transparência e a eficácia do programa.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. São mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda cinco hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes nacionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.
O Pacto Global – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no País abrangem, principalmente, os temas: Água, Oceano, Resíduos, Agricultura, Florestas, Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.
The post CNC se torna parceira do Pacto Global Rede Brasil no Programa Multiplicadores first appeared on Portal do Comércio.