Palestrantes debateram o papel das empresas no fortalecimento de práticas ecológicas no setor hoteleiro e de aventura
No dia 6 de agosto, o seminário Turismo Responsável recebeu uma série de convidados para debater a governança empresarial sustentável na sede da CNC em Brasília. Entre os palestrantes, estavam Marina Figueiredo, presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa); Ana Biselli, presidente da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil); e Jaime Prado, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
Dando início ao debate, Marina Figueiredo destacou o impacto ambiental das atividades turísticas e a vulnerabilidade do setor diante de eventos extremos, o que pode inviabilizar destinos no futuro em um cenário de mudanças climáticas. Ela, entretanto, aponta que há espaço para soluções: “Dependemos do meio ambiente e, por isso, podemos ser o setor que mais contribuirá com soluções sustentáveis”.
A palestrante Ana Biselli complementou a análise de Figueiredo, ressaltando a importância do setor de resorts. De acordo com ela, os resorts são motores do desenvolvimento econômico de pequenas cidades. Em um cenário de implementação das práticas sustentáveis, esse potencial financeiro pode fortalecer ainda mais ações ecológicas locais. “Esperamos cada vez mais ajudar nossos associados na sua eficiência ambiental”, afirmou.
Para encerrar o debate, Jaime Prado apresentou o programa Aventura Segura, promovido pela Abeta em parceria com o Ministério do Turismo. O projeto se dedica a fortalecer e qualificar os profissionais do setor de aventuras, promovendo oficinas e congressos técnicos. Alguns dos resultados alcançados pela Abeta foram a qualificação de 4 mil pessoas, atuação em 13 estados e criação de 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS).
The post Governança e sustentabilidade foram destaque em palestra do seminário de turismo responsável da CNC first appeared on Portal do Comércio.