Palestra apresentada pelo conselheiro Armando Castelar analisou os impactos das medidas tarifárias dos Estados Unidos no Brasil e no mundo
No dia 19 de agosto, foi realizado mais um encontro do Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em sua sede no Rio de Janeiro. O encontro, com o tema A Política de Trump e o Cenário Econômico, foi apresentado pelo professor Armando Castelar. Em sua fala, ele analisou as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump e o impacto dessa política no Brasil.
Relembrando as primeiras tarifas impostas por Trump, Castelar comentou que as taxas instauradas em abril deste ano eram recíprocas, aplicadas a países com superávit comercial com os Estados Unidos. “Nessa primeira rodada, o Brasil se saiu bem com apenas 10%, pois tem um histórico de déficit”, avaliou. Meses depois, foram anunciadas tarifas punitivas sobre os produtos brasileiros, que devem gerar impacto de R$ 8 bilhões nas exportações brasileiras.
De acordo com Castelar, uma das motivações para a atual política internacional de Trump seria um projeto de industrialização nacional. “Com taxas tão altas ao redor do mundo, as empresas vão se interessar mais em produzir dentro do território estadunidense”, explicou. Ao mesmo tempo, países com tarifas baixas podem representar mercados comerciais que os Estados Unidos vão estreitar laços.
Ao final da palestra, Bernardo Cabral, coordenador do Conselho de Notáveis, dedicou o tempo restante para comentários dos participantes. O conselheiro Cláudio Contador demonstrou preocupação com o posicionamento geopolítico do Brasil. “Me parece que o País não tem um plano em longo prazo de como ajustar a relação com os Estados Unidos em um futuro governo sem Trump”, afirmou.
Sobre o Conselho de Notáveis
O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor.
A Coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo de Bernardo Cabral, advogado, professor, ex-ministro, deputado e senador, que foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
The post Conselho de Notáveis discute política internacional de Trump first appeared on Portal do Comércio.