Luiz Roberto Cunha, orador do encontro, falou sobre os impactos no comércio americano e a influência das redes sociais na geopolítica mundial
No dia 1º de julho, o Conselho de Notáveis realizou encontro na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no Rio de Janeiro, promovendo a palestra do professor Luiz Roberto Cunha. Em sua apresentação, Cunha analisou os impactos nos setores de comércio, serviços e hoteleiros nos Estados Unidos e o impacto das redes sociais nas relações geopolíticas do conflito.
Durante sua análise, o orador ressaltou que os conflitos no Continente Asiático ainda não parecem afetar a economia americana e os índices inflacionários. “O conflito evoluiu sem que houvesse problemas na economia e no mercado de trabalho, fatores importantes para a agricultura, hotelaria e comércio”, afirmou Cunha.
Além do aspecto econômico, a fala de Luiz Roberto destacou novas nuances dos conflitos modernos, que passaram a repercutir virtual e globalmente por meio das redes sociais. Na opinião de Cunha, “os países são governados por pessoas que sabem utilizar as tecnologias e as redes de forma muito competente. Isso é fruto da modernidade”.
Ao final da palestra, Bernardo Cabral, coordenador do Conselho de Notáveis, dedicou o tempo restante para comentários dos conselheiros presentes.
Sobre o Conselho de Notáveis
O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor. A Coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo de
Bernardo Cabral, advogado, professor, ministro, deputado e senador, foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Sobre o palestrante
Luiz Roberto Cunha foi professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre os anos de 1972 e 2022, onde ocupou a Decania do Centro de Ciências Sociais por mais de 20 anos. Atuou como subsecretário de Planejamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, de 1986 a 1988, e foi subsecretário de Fazenda, entre 1988 e 1989.
The post Conselho de Notáveis debate a evolução dos conflitos no Oriente Médio first appeared on Portal do Comércio.