CNC integra estratégia setorial para aprimorar proposta de vistoria veicular prevista no Código de Trânsito

Setor avança em estratégia conjunta para qualificar o debate sobre o PL nº 3.507/2025 e ampliar apoio no Legislativo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou, nesta quinta-feira (20/2), da reunião extraordinária da Aliança Aftermarket Automotivo Brasil para discutir o Projeto de Lei (PL) nº 3.507/2025, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997) ao tratar da vistoria veicular obrigatória e das atribuições das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs). A CNC foi representada pelo advogado especialista Cácito Esteves, pelo coordenador do Executivo da Diretoria de Relações Institucionais, Douglas Pinheiro, pela gerente da Assessoria das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da CNC (ACBCS), Andrea Marins, e pela analista da ACBCS, Rosana Lanter.

A reunião também contou com a participação de representantes das entidades que integram a Aliança, incluindo Luiz Sergio Alvarenga (Aliança), Henrique Steffen (Asdap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças); José Arnaldo Laguna (Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores); Alcides J. A. Neto (Sicap – Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo); Ranieri Leitão (Sincopeças – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos e coordenador da CBCPAVE – Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos); Antonio Fiola (Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) e Claudio Torelli (Sivesp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo). A presença das entidades reforçou a articulação conjunta do setor automotivo na discussão técnica e política do tema.

Durante o encontro, foi apresentada uma contextualização do PL, que propõe ajustar o escopo de atuação das ECVs. Essas empresas privadas, credenciadas pelos Detrans, exercem hoje funções de caráter predominantemente constatativo, verificando documentação, itens obrigatórios e possíveis indícios de fraude — sem, contudo, realizar avaliações técnicas de desempenho ou de eficiência dos sistemas de segurança dos veículos.

As entidades que compõem a Aliança destacaram a importância de manter o tema ativo na agenda política ao longo de 2026, preparando terreno para uma tramitação mais robusta em 2027, mesmo diante da perspectiva de menor avanço legislativo neste ano.

Esse assunto é de interesse direto da CNC e deve ser aprofundado nas próximas reuniões da CBCPAVE, que reúne representantes do comércio de peças e acessórios automotivos e atua no acompanhamento de políticas públicas relacionadas ao setor.

The post CNC integra estratégia setorial para aprimorar proposta de vistoria veicular prevista no Código de Trânsito first appeared on Portal do Comércio.

Compartilhar:

Mias Postagens

plugins premium WordPress