Um dos destaques da reunião foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Sistema Comércio (CNC-Sesc-Senac) e o iFood, formalizando diretrizes de cooperação mútua
O último trimestre de 2025 vem sendo marcado por inovação, cooperação e resultados expressivos dentro do Sistema Comércio. Na reunião de Diretoria realizada nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, os dirigentes da CNC, do Sesc, do Senac destacaram ações que ampliam o alcance do Sistema, como o 1º Tech Day, a consolidação do Programa Atena e a nova parceria com o iFood, voltada à qualificação e à empregabilidade no setor de serviços e tecnologia.
Sob a condução do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o encontro, que reuniu diretores, presidentes de federações e técnicos das entidades, traçou um panorama dos principais resultados e projetos estratégicos do último mês.
Parceria com o iFood
Um dos destaques da reunião foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Sistema Comércio (CNC-Sesc-Senac) e o iFood, formalizando diretrizes de cooperação mútua para o desenvolvimento de projetos de qualificação profissional, inclusão social e inovação tecnológica.
O termo estabelece iniciativas voltadas à educação profissional e à formação de trabalhadores, com planos específicos para novas frentes de capacitação; ações que promovam assistência social e qualidade de vida, com foco em bem-estar e sustentabilidade e o apoio institucional da CNC, na articulação entre as entidades, fortalecendo a comunicação e a governança do acordo.
“Estamos honrados em firmar essa parceria, fazendo a junção da experiência do nosso Sistema com a inovação e a modernidade, no ano que a CNC completa 80 anos e o iFood sua primeira década. Que todos nós sejamos felizes com esta parceria e que bons frutos rendam no futuro”, enfatizou o presidente Tadros.
Modelo inovador
O protocolo prevê ainda a criação conjunta de campanhas nacionais de comunicação, intercâmbio de informações e eventos voltados ao fortalecimento das ações do Sistema Comércio, sem envolver transferência de recursos financeiros entre as partes.
Diego Barreto, presidente do iFood, ressaltou que os dez anos de trajetória da empresa marcaram a consolidação de um modelo inovador de plataforma logística. “Muitos dos princípios que definimos lá atrás foram alcançados. Este é um dia especial, em que uma entidade tão relevante reconhece essa modalidade de trabalho e reforça a importância de construir um novo segmento com dignidade e aprendizado conjunto.”
A validade inicial é de um ano e reforça o compromisso das instituições com a ética, a transparência e a proteção de dados pessoais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Transformação digital
O diretor de Inovação e Tecnologia da Informação (DITI) da CNC, Maurício Ogawa, apresentou os resultados do Tech Day, que superou todas as metas: 3.408 visualizações na transmissão ao vivo, mais de 200 participantes presenciais e a presença de Big Techs e empresas do ecossistema digital.
O evento marcou o início de uma agenda permanente de inovação e transformação digital, consolidando o protagonismo do Sistema Comércio no diálogo com as novas economias e fez parte da Semana de inovação do Sesc e do Senac nacional.
Atena 2025
O diretor jurídico e sindical da CNC, Alain MacGregor, falou sobre o Prêmio Atena 2025, que consolida a premiação integrada entre federações, sindicatos e regionais do Sesc e Senac, novidade neste ano. Mateus Dornelas e João Braga, da DJS apresentaram os números da premiação.
Serão 79 troféus nas categorias Pessoas, Práticas e Resultados, incluindo as novidades dos prêmios de Comunicação e Vai Turismo, celebrando o engajamento de 336 entidades, 88.930 horas de estudo e 460 boas práticas inscritas. A cerimônia ocorrerá em 10 de dezembro, no Teatro do Sesc, no Rio de Janeiro.
Cenário econômico
O economista-chefe da CNC, Fábio Bentes, apresentou o estudo “Violência no Brasil e seus Impactos sobre o Comércio e o Turismo”, que mostra como a criminalidade e a percepção de insegurança reduzem o consumo e aumentam custos para as empresas.
Bentes trouxe dados de Medellín, na Colômbia, que também teve perdas econômicas impactantes relacionadas a violência, mas que conseguiu superar a partir da tomada de medidas de investimento que permitiram o desenvolvimento socioeconômico da região.
“O alto índice de criminalidade no Brasil é mais do que um problema social. Se tornou um problema econômico cada vez mais grave que limita investimentos e crescimento. Precisa ser enfrentado urgentemente no contexto da Reforma Administrativa”, frisou o economista.
O levantamento indica que no Brasil o crime organizado movimenta cerca de R$ 52 bilhões no setor de combustíveis e já está presente em 15 segmentos da economia formal, com efeitos diretos na arrecadação e na competitividade. O estudo, apresentado de forma exclusiva à Diretoria da CNC, será enviado para toda imprensa.
Resultados e celebrações
O chefe de gabinete da presidência, Elienai Câmara, apresentou os Big Numbers do CNC Global Voices 2025, com 383 participantes presenciais, 98 matérias publicadas na imprensa e NPS de 93, classificando o evento como excelente em relevância e experiência.
Encerrando a reunião, o presidente José Roberto Tadros anunciou a agenda de celebrações pelos 80 anos da CNC, que inclui Missa de Ação de Graças na Catedral de Brasília e a Sessão Solene no Senado Federal.
The post Inovação, parcerias e reconhecimento marcam a reta final do ano no Sistema Comércio first appeared on Portal do Comércio.
