SINDIPA-MG firma parceria para oferta de cursos de capacitação para pessoas em recuperação

Crédito/Foto: Iago Almeida/Assessoria de Comunicação – SINDIPA

O SINDIPA (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre/MG) e o SENAC firmaram uma parceria importante para ajudar empresas das áreas de Alimentação Fora do Lar e Hotelaria em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Cursos profissionalizantes de atendimento e gastronomia estão sendo ofertados para os acolhidos da Fazenda da Esperança na cidade.

Os homens acolhidos na Fazenda buscam pela recuperação dos vícios das drogas e agora também têm a oportunidade de aprender mais um ofício, através de cursos rápidos do Senac. Isso os ajudará a estarem prontos para o mercado de trabalho, quando deixarem o tratamento na Fazenda da Esperança.

A parceria inédita surgiu de um pedido do presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA), Rolando Brandão. O presidente destaca que o setor tem encontrado dificuldades na contratação de mão de obra. Sendo assim, o curso na Fazenda da Esperança pode resultar em pessoas prontas para o mercado.

“Nosso objetivo nesta parceria inédita é qualificar quem move turismo, hotelaria e alimentação fora do lar, onde há mais oportunidades e desafios. Essa iniciativa social diminui as vagas ociosas, aproxima a educação da prática e fortalece toda a cadeia produtiva local. Educação acessível gera empregos, melhora o atendimento e impulsiona nosso território. Vamos juntos ampliar parcerias, transformar conhecimento em resultados e mostrar que a hospitalidade começa pela formação”, disse Rolando Brandão.

A chef Sônia Lauria, do Senac, é quem ministra os cursos, com 20 horas-aula de pães artesanais, massas de pizzas, geleias, entre outros da área de turismo. Os cursos acontecem na cozinha da Fazenda, que fica no bairro rural Cervo, com entrada pela MG-179 (que liga Pouso Alegre e Alfenas).

O diretor do Senac Pouso Alegre, Guilherme Suait, destaca que os cursos permitem um desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional para esses recuperandos. Eles podem sair empregados por alguma empresa do ramo, ou até mesmo abrirem seus próprios negócios.

A Fazenda da Esperança existe há 11 anos em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Atualmente, são cerca de 50 homens participando do processo de reabilitação para deixar as drogas. Lá eles se envolvem em diversos trabalhos, como lavoura, criação de gado, porco e galinha, além de se dedicarem à gastronomia e fabricação de queijos, manteigas e iogurtes.

The post SINDIPA-MG firma parceria para oferta de cursos de capacitação para pessoas em recuperação first appeared on FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO.

Compartilhar:

Mias Postagens

plugins premium WordPress