Ministério do Turismo apresenta panorama climático do setor e destaca ações de adaptação e sustentabilidade no SummitTour

Evento em Foz do Iguaçu (PR) debate inovação, sustentabilidade e o futuro do turismo

 

O Ministério do Turismo participou, nesta sexta-feira (24.10), do SummitTour 2025, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O evento, que segue até este sábado (25.10), reúne especialistas, gestores e lideranças do setor para debater inovação, sustentabilidade, tecnologia e cultura.

Durante a programação, a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, apresentou um panorama da situação climática global e projeções quanto à emissão de gases de efeito estufa para as próximas décadas, destacando seus possíveis impactos sobre a biodiversidade e a atratividade turística.

Carolina Fávero também expôs os avanços do Plano Clima Setorial – Adaptação do Turismo, iniciativa que busca tornar o turismo brasileiro mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas, com foco na proteção de destinos, comunidades e ecossistemas.

Entre as ações em andamento, o destaque foi o mapeamento das comunidades indígenas que trabalham com turismo, reforçando a importância do turismo de base comunitária como estratégia de inclusão social, valorização cultural e conservação ambiental; e o fortalecimento da “economia azul”, voltada ao uso sustentável dos recursos hídricos e costeiros.

“A participação no SummitTour é uma oportunidade importante para mostrar iniciativas do Ministério do Turismo que dialogam diretamente com os desafios climáticos e a agenda da sustentabilidade no turismo. O evento reúne diferentes atores do setor e fortalece o debate sobre o futuro do turismo no Brasil”, ressaltou Carolina Fávero.

A apresentação também destacou as diretrizes da agenda climática do turismo brasileiro, que colocam o setor como protagonista nos eixos de mitigação, adaptação e regeneração. O objetivo foi fortalecer a visibilidade das ações e instrumentos do Ministério do Turismo voltados à sustentabilidade climática e à promoção de um turismo responsável, resiliente e regenerativo, consolidando o Brasil como referência regional em liderança climática e turismo sustentável.

ALINHAMENTO – O conteúdo apresentado está alinhado à Declaração de Baku, assinada por 70 países durante da COP29, em 2024; aos objetivos do Acordo de Paris e aos compromissos nacionais que serão levados à COP30 de 2025, dando protagonismo ao setor turístico e reafirmando o seu papel como agente de transformação climática e de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

Imagem: Internet

The post Ministério do Turismo apresenta panorama climático do setor e destaca ações de adaptação e sustentabilidade no SummitTour first appeared on Portal do Comércio.

Compartilhar:

Mias Postagens

Comissão debate novas modalidades do Pix

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (28), audiência pública para discutir os impactos das novas ferramentas do

plugins premium WordPress