Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais, aponta pesquisa

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a empresa Nexus revelou as tendências e percepções do turismo no país

 

Você já teve vontade de conhecer algum lugar diferente assistindo a um reels ou a um vídeo no TikTok? Se sim, saiba que não está sozinho: buscar informações sobre a próxima viagem nas redes sociais virou tendência entre os brasileiros. É o que revela um estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus, empresa de inteligência e pesquisa.

Segundo o levantamento, 49% dos consultados consideram plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok as fontes mais relevantes de dados na hora de planejar uma viagem pelo Brasil. A pesquisa também mostra que a tradicional indicação de amigos e familiares mantém força total, sendo o principal recurso para 45% dos entrevistados.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que o estudo confirma a importância da presença digital no setor. “As redes sociais desempenham um papel fundamental na tomada de decisões dos viajantes. Já prevíamos essa tendência e acreditamos que essas ferramentas são muito importantes para democratizar o acesso a informações e inspirar mais brasileiros a conhecerem as maravilhas do nosso país. O Ministério do Turismo está cada vez mais presente nessas plataformas, dialogando diretamente com o viajante e mostrando a imensa diversidade de destinos que o Brasil oferece”, diz Sabino.

O perfil predominante do viajante que mais utiliza redes sociais para inspirar novas viagens é de jovens (63% têm de 16 a 24 anos de idade), do sexo feminino (52%) e com ensino superior (59%). Além das plataformas digitais e do “boca a boca”, os consultados revelaram que também buscam informações em sites e blogs especializados na área de turismo (21%), bem como agências de viagens/operadoras turísticas (20%).

DESTINOS FAVORITOS – Conforme a mesma pesquisa, quando o assunto é o destino dos sonhos, as belezas naturais da região Nordeste do Brasil estão no topo da lista. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) lideram o ranking de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.

Na sequência, aparecem destinos a exemplo de Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL), mostrando a força da diversidade dos atrativos nacionais. Em relação às experiências de viagem, o turismo de sol e praia é o preferido de 62% dos brasileiros, seguido pelo turismo religioso/espiritual (18%) e por cultural/histórico (14%).

SOBRE A PESQUISA – O levantamento “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do Ministério do Turismo, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. Foram promovidas 2.503 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

Imagem: Internet

The post Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais, aponta pesquisa first appeared on Portal do Comércio.

Compartilhar:

Mias Postagens

plugins premium WordPress