Indicadores positivos da economia contribuem para a expansão das viagens domésticas nos últimos anos
O crescimento do turismo brasileiro nos últimos anos está diretamente ligado à melhora da economia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, na abertura do 9º Salão do Turismo, nesta quinta-feira (21/8), em São Paulo.
No evento, foi apresentada uma pesquisa inédita, apontando que cerca de 55 milhões de brasileiros viajaram pelo menos duas vezes desde o início do atual governo, em 2023. O levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) consolida o setor como um dos principais motores da economia nacional.
“A safra agrícola cresceu 16%, a inflação caindo, melhora na renda, aumento de empregos e diminuição de imposto sobre as rendas menores, tudo isso contribui para que as pessoas viajem mais”, enumerou Alckmin. “A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo”, concluiu.
O ministro ainda destacou a importância do setor para o mercado de trabalho. “O turismo é o grande empregador baseado em menor capital, que abrange pequenas, médias e mesmo grandes empresas”, afirmou.
Durante o evento, as capacidades de negociação do vice-presidente no cenário externo foram enaltecidas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “O senhor tem dado um show de dignidade nas tratativas públicas com os Estados Unidos”, apontou Haddad. “É muito importante ter uma pessoa de cabeça erguida nos representando, que sabe se colocar, defender os interesses nacionais e da importância que o Brasil tem no mundo”, detalhou.
Também participaram da cerimônia o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino; ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e do ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Capobianco; além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Turismo em alta
A pesquisa apresentada no evento mostrou também que 64% dos turistas brasileiros mantiveram ou aumentaram o número de viagens pelo país nos últimos dois anos. Os destinos domésticos mais buscados são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais.
A pesquisa aponta ainda que quase um terço de viajantes frequentes constatou uma melhora na qualidade das viagens. A sensação de maior acessibilidade é explicada por passagens, hospedagens e alimentação mais baratas, além da elevação da renda familiar, segundo o estudo.
Fonte: gov.br/mdic/pt-br
Imagem: Internet
The post Em salão do Turismo, Alckmin destaca melhora na renda, queda da inflação e isenção do IR para trabalhadores first appeared on Portal do Comércio.