Entidade destaca importância de integrar medidas emergenciais a políticas de longo prazo que garantam estabilidade e competitividade para o setor produtivo
Anunciado em 13 de agosto pelo governo brasileiro, o Plano Brasil Soberano reúne um conjunto de medidas voltadas a mitigar os impactos econômicos decorrentes da elevação unilateral de até 50% das tarifas de importação sobre produtos brasileiros pelo governo norte-americano, ocorrida em 6 de agosto.
O plano está estruturado em três eixos principais, voltados ao fortalecimento do setor produtivo, à proteção da empregabilidade e à diplomacia comercial e multilateralismo. Entre as principais iniciativas anunciadas, destacam-se a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões no Fundo Garantidor de Exportações (FGE), a prorrogação do Regime de Drawback, o diferimento de tributos federais e um programa de compras públicas de produtos alimentícios.
Embora essas medidas emergenciais contribuam para atenuar os efeitos imediatos da elevação das tarifas e da consequente queda das exportações, diante da fragilidade das contas públicas, devem ser encaradas como um esforço temporário para proteger a economia brasileira.
Fluxos do comércio
A CNC entende que a solução definitiva para reduzir os riscos nos fluxos de comércio exterior de médio e longo prazos passa necessariamente pela diversificação de mercados, pelo fortalecimento e ampliação dos acordos comerciais e pela intensificação da diplomacia comercial. É igualmente essencial adotar medidas para conter a elevação dos custos de produção, o aumento dos preços ao consumidor, a alta dos juros e a queda no nível geral das atividades econômicas.
A Confederação reafirma seu compromisso com a defesa do setor produtivo e com a responsabilidade institucional, colocando-se à disposição para dialogar com o governo e com o Congresso Nacional. A contribuição do setor terciário visa, sobretudo, fortalecer soluções equilibradas capazes de unir viabilidade econômica, justiça social e sustentabilidade, preservando empregos e conduzindo o Brasil a um crescimento sólido e duradouro.
The post CNC reconhece medidas do Plano Brasil Soberano e reforça diálogo por soluções estruturantes first appeared on Portal do Comércio.