Encontro em Brasília discutiu economia, reforma tributária, turismo e lançou selo comemorativo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, nesta quarta-feira (13), em Brasília, a 7ª Reunião da Diretoria de 2025. O encontro, conduzido pelo presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, reuniu presidentes de Federações, consultores e executivos da entidade para tratar de temas estratégicos como os impactos do “tarifaço” dos Estados Unidos, a tramitação da reforma tributária e as ações de fortalecimento do turismo brasileiro.
A pauta incluiu análises do cenário econômico nacional e internacional, a tramitação da reforma tributária, medidas para fortalecimento do turismo e da sustentabilidade, além da apresentação de projetos inovadores realizados pelas Federações.
O presidente Tadros destacou a importância da integração das Federações e do alinhamento estratégico para enfrentar desafios econômicos e fortalecer o papel do Sistema Comércio como representante do setor terciário brasileiro.
Selo celebra trajetória histórica do Cetur
Durante a reunião, foi apresentado o selo postal alusivo ao septuagenário do Cetur. O design moderno e minimalista combina o número 70, o mapa do Brasil e as cores institucionais da CNC, simbolizando a abrangência e a relevância do conselho no turismo nacional.
Ao discursar, o diretor da CNC e responsável pelo Cetur, Alexandre Sampaio, ressaltou a visão pioneira de Jair de Souza Vasconcelos, presidente da CNC em 1955 e criador do conselho, que identificou a relação estratégica entre comércio e turismo.
Ele lembrou que o Cetur foi o embrião do Conselho Nacional de Turismo e enumerou contribuições para o setor, como a Lei Geral do Turismo, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), o marco regulatório dos jogos, a flexibilização de vistos, o uso turístico de parques nacionais, a criação de áreas especiais de interesse turístico e a ampliação da aviação regional. “Turismo e comércio viajam juntos, e o trabalho desta Casa é reconhecido pelo trade brasileiro”, afirmou Sampaio.
A diretora-geral executiva da CNC, Simone Guimarães, apresentou os resultados da edição 2025 dos programas CNC Kids e Bebê CNC, voltados para os filhos dos colaboradores da Confederação. Segundo Simone, as iniciativas de integração alcançaram plenamente os objetivos, aproximando as crianças do ambiente de trabalho dos pais, em uma programação lúdica e educativa.
Acontecimentos do mês
Os participantes do encontro também assistiram ao vídeo institucional com destaques recentes do Sistema CNC-Sesc-Senac:
Números de comunicação (julho): mais de 21 milhões de pessoas impactadas; no digital, 8,4 milhões; na imprensa, 13 milhões (equivalência comercial de R$ 23 milhões).
CBCPAVE (22/07): debateu parcerias com a GM (programas Parceiro Chevrolet e Amigos Chevrolet), ITV com estudo do Ipea, projetos de lei relevantes e planejamento estratégico do segmento.
Caminhos do Brasil (31/07): evento sobre mobilidade urbana com O Globo, Valor e CBN, participação do ministro das Cidades e de especialistas, com apoio da CNC, Sesc, Senac e Federações.
Encontro com a Imprensa Internacional – COP30 (31/07): debate O Mundo de Olho na Amazônia – COP30, com André Corrêa do Lago, Roberto Ardenghy e Marco Aurélio Kuhner; abertura de José Roberto Tadros.
Seminário Turismo Responsável (06/08): realizado pelo Cetur, com curadoria do Instituto Aupaba; propostas serão sistematizadas e encaminhadas para a COP30.
XXXIII Fórum de Presidentes (6 a 09/08, Palmas-TO): integração de 19 estados, presenças do Sistema CNC-Sesc-Senac e encerramento do programa Elas por Elas, da Fecomércio-TO.
Impactos do tarifaço dos EUA no Brasil
O economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, apresentou um estudo detalhado sobre as consequências da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto.
O levantamento mostrou que as exportações para o mercado americano, segundo principal destino dos produtos brasileiros, podem ter retração de até US$ 13 bilhões.
Bentes explicou que, embora o comércio e os serviços não sejam diretamente tributados pela medida, o setor será afetado pelo aumento da inflação via desvalorização cambial.
“Com menos dólares entrando no País, o custo de insumos e matérias-primas importadas, como trigo e combustíveis, tende a subir, pressionando preços e impactando a taxa de juros”, analisou.
O estudo estima que a inflação pode ter acréscimo de 0,4 ponto percentual no acumulado de 12 meses, com reflexos no PIB de -0,18%. O economista ressaltou que a decisão do governo brasileiro de não retaliar ajuda a evitar agravamento da crise, mas defendeu a diversificação de mercados e acordos comerciais como medida preventiva.
Mobilização pela emenda 87 na reforma tributária
O consultor tributário da CNC, Gilberto Alvarenga, alertou para os riscos da revogação da isenção de PIS/Cofins para as entidades sindicais patronais, prevista na Lei Complementar nº 214/2025, que entra em vigor em 2027.
A mudança, segundo ele, quebra a isonomia em relação aos sindicatos laborais, que mantêm imunidade tributária constitucional.
“Essa emenda é essencial para garantir a sustentabilidade das entidades e preservar sua capacidade de atuação”, afirmou o vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, defendendo um trabalho de mobilização, com a ajuda das Federações, junto aos parlamentares para a aprovação da Emenda 87 ao PLP 108/2024, que equipara o tratamento tributário de entidades patronais e laborais.
Projetos de turismo sustentável e desenvolvimento regional
A reunião também destacou iniciativas de fortalecimento do turismo e da economia local. O presidente da Fecomércio Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Jr., apresentou o projeto Encantos da Gastronomia, do Senac-MT, que mobiliza cidades para eleger pratos típicos como atrativos turísticos oficiais.
O modelo, já implementado em Barra do Garças e Cáceres, despertou interesse de outras dez cidades do Estado.
No Rio Grande do Norte, o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, destacou a realização de eventos internacionais de sustentabilidade e turismo no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, como a Conferência Internacional de Certificação de Cidades Sustentáveis e o Conexão Nordeste 2025, reunindo mais de 800 lideranças para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Pesquisa de imagem e Global Voices 2025
O chefe do gabinete da Presidência da CNC e coordenador de Comunicação Integrada do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara, falou sobre a nova fase da pesquisa de imagem institucional, que ouvirá presidentes de Federações, sindicatos e colaboradores do Sistema CNC-Sesc-Senac, buscando avaliar percepções e identificar oportunidades de melhoria.
Ele também atualizou sobre a organização do evento CNC Global Voices 2025, que acontecerá em 14 de outubro, em São Paulo, com programação que inclui palestras de personalidades nacionais e internacionais, explorando insights de política e economia. O presidente José Roberto Tadros encerrou a reunião confirmando o jantar da Diretoria para 17 de setembro e a próxima reunião para o dia 18, no Rio de Janeiro.
The post Diretoria da CNC discute pautas estratégicas e celebra os 70 anos do Cetur first appeared on Portal do Comércio.