Tema foi apresentado por José Gustavo de Souza Costa, que abordou o cenário atual dos modais e a nova bilhetagem eletrônica da cidade, o Jaé
No dia 5 de agosto, o Conselho de Notáveis realizou encontro na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no Rio de Janeiro, promovendo a palestra do conselheiro José Gustavo de Souza Costa, ex-presidente do MetrôRio. Em sua apresentação, Costa analisou os modais de transporte no Rio de Janeiro e apontou mudanças importantes para aperfeiçoar a operação desses serviços.
O especialista detalhou os diferentes modais disponíveis na cidade e os problemas enfrentados na operação de cada um deles. “A Supervia, por exemplo, enfrenta hoje um problema em seus intervalos. Os trens não podem operar na velocidade ideal para diminuir os intervalos”, explicou o conselheiro.
Além disso, Costa ressaltou como o novo sistema de bilhetagem do Rio, o Jaé, pode colaborar com melhorias do transporte público da capital. Segundo ele, “com os dados na mão da Prefeitura, teremos informações mais confiáveis para entender os sistemas e se há necessidade de subsídios”.
Ao final da palestra, Marcus Faver, coordenador interino do Conselho de Notáveis, dedicou o tempo restante para comentários dos participantes. Durante a sessão, Faver anunciou que atuará como coordenador temporário das reuniões, enquanto é aguardada a volta do consultor da Presidência da CNC, ministro Bernardo Cabral.
O conselheiro Rubens Penha complementou a análise de Gustavo Costa com dados do custo de bem-estar do transporte, como o tempo perdido no trânsito. “Hoje, quem sai do Galeão pela manhã e vem ao Centro gasta mais de uma hora, quando poderia fazer isso em minutos se o planejamento urbano fosse mais eficiente”, afirmou Penha.
Sobre o Conselho de Notáveis
O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor.
A Coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo de Bernardo Cabral, advogado, professor, ex-ministro, deputado e senador, que foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
The post Conselho de Notáveis discute a mobilidade urbana na cidade do Rio first appeared on Portal do Comércio.