Resultado de parceria entre o MDIC e o governo estadual, a iniciativa integra a Política Nacional de Cultura Exportadora
Ampliar a inserção de empresas do Amapá no comércio internacional é o principal objetivo das oficinas que serão realizadas nos próximos dias 7 e 8 de agosto, em Macapá (AP). A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o governo do Amapá, integra a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
As oficinas serão realizadas, de forma presencial, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e serão coordenadas pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), que exerce a presidência do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE), e pela Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior do estado, ponto focal da PNCE no Amapá.
Durante os dois dias, os participantes realizarão atividades que envolvem a análise de contexto, definição de estratégias e detalhamento de informações para a construção do Plano Estadual de Promoção da Cultura Exportadora do estado. Cerca de 30 técnicos de instituições federais e locais devem participar das atividades.
“Nosso objetivo é, de forma colaborativa, identificar estratégias e ações concretas que possam contribuir para impulsionar as exportações regionais, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas”, destaca Janaina Silva, diretora de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio da Secex.
Em 2024, o Amapá exportou US$ 161,3 milhões. Os principais produtos exportados são madeira, açúcares, leite e derivados e minério de ferro e concentrados, com destaque para os mercados da Venezuela, Portugal, Espanha e do Japão.
PNCE
Instituída em 2023 pelo governo federal, a PNCE conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi criada com o objetivo de promover a cultura exportadora no Brasil de forma coordenada e estruturada, estimulando o envolvimento dos governos estaduais e de diferentes instituições públicas e privadas ligadas ao comércio exterior.
A construção de planos estaduais teve início com um projeto-piloto no estado do Pará e, em 2024, avançou para Pernambuco e Rondônia. Neste ano, já foram realizados os trabalhos em Mato Grosso e Tocantins. Além do Amapá, estão previstas oficinas no Espírito Santo ainda em 2025, conforme o Plano de Trabalho aprovado em maio, durante a reunião do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE).
Todos os estados da federação já aderiram à PNCE. A meta é promover um comércio exterior mais inclusivo, de forma a aumentar a base exportadora, principalmente entre as micro, pequenas e médias empresas.
Fonte: gov.br/mdic/pt-br
Imagem: Internet
The post Amapá recebe oficinas para incentivar a cultura exportadora first appeared on Portal do Comércio.