Sicomércio 2025: CNC lança, em parceria com o governo federal e a Fenacon, programa para os microempreendedores brasileiros

Iniciativa oferece suporte digital e atendimento qualificado para formalização e crescimento de MEIs de todo o País

O empreendedorismo no Brasil acaba de ganhar um novo impulso com o lançamento do programa “MEI Conta com a Gente”, iniciativa anunciada nesta quarta-feira, 09/07, durante o evento Sicomércio 2025, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Fruto de uma parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a CNC e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), o programa pretende ampliar o acesso dos microempreendedores individuais (MEIs) a informações e apoio técnico qualificado.

A proposta central do “MEI Conta com a Gente” é oferecer, de forma gratuita, atendimento inicial aos empreendedores que desejam abrir e fortalecer seus negócios. Por meio de uma plataforma digital acessível no endereço gov.br/meicontacomagente, os MEIs poderão se conectar a contadores parceiros de suas regiões para receber orientações sobre formalização, gestão financeira, acesso ao crédito, oportunidades de mercado e regularização fiscal.

Acesso a ferramentas do futuro

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou o papel estratégico dos microempreendedores para a economia brasileira e ressaltou que o programa representa um avanço concreto no apoio a esse público.

“O microempreendedor individual simboliza o espírito de coragem, inovação e superação que move o País. Estamos aproximando o MEI das ferramentas do futuro e reafirmando o compromisso da CNC com um ambiente mais inclusivo, competitivo e digital”, afirmou Tadros.

Ele também lembrou que a iniciativa nasceu do esforço conjunto entre o setor público e o setor privado, incluindo a participação da startup DNA Financeiro, parceira na criação da plataforma tecnológica.

Conexão com especialistas

O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, reforçou a importância da participação dos profissionais da contabilidade na orientação aos MEIs. Segundo ele, qualquer contador interessado poderá se cadastrar na plataforma e contribuir com informações e suporte aos empreendedores.

“Escolhemos um nome simples, que demonstra confiança: MEI Conta com a Gente. Queremos facilitar o acesso ao conhecimento, reduzir burocracias e apoiar o crescimento desses pequenos empresários, que são responsáveis por mais de 95% das empresas do país”, contou.

Coêlho também fez um alerta sobre a necessidade de fiscalização para evitar fraudes envolvendo registros indevidos de MEI e defendeu mudanças na legislação tributária para preservar os direitos e a viabilidade financeira das micro e pequenas empresas, alertando para os riscos de aumento da carga tributária.

Facilitação da burocracia

Durante o evento, o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, ressaltou a importância de simplificar os processos burocráticos que ainda dificultam a formalização dos microempreendedores.

“Estamos lançando uma plataforma que, além de facilitar o acesso à informação, promove a aproximação dos MEIs com contadores parceiros, reduzindo gargalos que ainda afetam o crescimento desses negócios essenciais para a economia brasileira”, avaliou Alencar.

Ele destacou também o compromisso do governo federal em agir de forma enérgica contra fraudes envolvendo registros indevidos e a importância de avançar em políticas públicas que promovam crédito, qualificação e acesso a novos mercados para os pequenos empreendedores.

“O MEI é uma peça fundamental para a geração de renda e emprego, e iniciativas como esta são cruciais para tornar o ambiente de negócios mais acessível, seguro e dinâmico”, completou.

Sobre o Sicomércio 2025

Realizado de 9 a 11 de julho, o Sicomércio 2025 reúne empresários, autoridades e lideranças sindicais para debater os rumos do comércio e dos serviços no Brasil, com foco especial na valorização dos pequenos negócios como motores da geração de renda, empregos e desenvolvimento social.

CRIS7408

The post Sicomércio 2025: CNC lança, em parceria com o governo federal e a Fenacon, programa para os microempreendedores brasileiros first appeared on Portal do Comércio.

Compartilhar:

Mias Postagens

plugins premium WordPress