De julho a setembro, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza mais uma edição do Sonora Brasil, a maior iniciativa de circulação musical do país promovida pelo Sesc. Com o tema “Encontros, Tempos e Territórios”, o Projeto desembarca nas cidades mineiras de Almenara, Belo Horizonte, Montes Claros, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Uberlândia, levando ao público uma programação com apresentações musicais e oficinas formativas gratuitas ou a preços populares.
Neste ano, o Sonora Brasil reúne artistas de 10 estados brasileiros, que passaram por seleção nos Departamentos Regionais do Sesc de Rondônia, Distrito Federal, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, oferecendo um panorama diverso e potente da música produzida em diferentes regiões do país.
Destaques de Minas
Representando Minas Gerais, dois nomes da capital foram escolhidos para integrar o circuito: Mestre Negoativo e Douglas Din, artistas que expressam em seus trabalhos as sonoridades da cena urbana e das comunidades periféricas.
Ramon Lopes (Mestre Negoativo) cresceu imerso na cultura afro-brasileira, especialmente na capoeira e nas celebrações ancestrais. Nos anos 1990, fundou o bloco afro Tambores de Minas e, depois, a banda Berimbrown, que uniu ritmos como funk, reggae, samba, congada, folia de reis e soul. Reconhecida nacionalmente, a banda já dividiu palcos com artistas como Milton Nascimento, Gerson King Combo e Sandra Sá.
Douglas Nascimento da Silva (Douglas Din) começou no rap aos 16 anos e se consagrou nas batalhas de freestyle do tradicional Duelo de MCs, no Viaduto Santa Tereza. Foi bicampeão nacional (2012 e 2013) e reconhece no Hip-Hop uma ponte entre sua vivência e a diáspora negra internacional, criando conexões artísticas e identitárias por meio da música.
Clique aqui e confira a programação.
The post Sonora Brasil celebra a musica brasileira com apresentações em seis cidades mineiras first appeared on Portal do Comércio.