A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sedia, nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, a 16ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços – Enaserv 2025. Com o tema Plataformas Inteligentes: Reduzindo Custos e Abrindo Mercados Internacionais de Serviços, o evento marca mais uma etapa na consolidação do fórum como espaço estratégico para o desenvolvimento do setor no Brasil.
Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o Enaserv volta a destacar o papel da inovação tecnológica como alavanca para inserir o Brasil de forma mais competitiva no mercado global de serviços, segmento que cresce em importância nas transações internacionais, mas ainda enfrenta desafios como elevada carga tributária e baixa visibilidade.
Debates
A programação começa com o Painel 1, que discute o que é necessário para o Brasil exportar mais serviços, com a presença de Humberto Rangel (Sinicon), José Augusto de Castro (AEB) e Márcio Fortes de Almeida (Firjan).
Na sequência, o economista Lucas Ferraz, ex-secretário de Comércio Exterior, apresenta, no Painel 2, uma análise dos desafios para o aumento da inserção internacional brasileira no setor de serviços.
O Painel 3 se divide em duas partes: a primeira, conduzida por Lisandro Vieira (WTM), mostra a situação atual do comércio exterior de serviços, com ênfase na carga tributária e na falta de informações. A segunda parte debate os cenários futuros do setor, incluindo os impactos esperados da reforma tributária e a participação de governos locais. Fazem parte dessa discussão o próprio Lisandro Vieira; o prefeito de Itajaí, Robison Coelho; e o secretário de Recife, Rafael Cunha.
Crescimento econômico
A partir das 12h30, o evento destaca a exportação de serviços como vetor de crescimento econômico, no Painel 4,com apresentação de Bárbara Teles (Fecomércio-DF) e moderação da jornalista Patrícia Fernandes, da MPF Comunicação.
Experiência das MPEs e foco em inovação
Após o intervalo para almoço, o Painel 5 traz as experiências de micro e pequenas empresas na exportação de serviços. Participam representantes do Sebrae, do Grupo GSol e da Otto AI Group, como Bruna Jaeger, Alex Vander, Paulo Toledo e Vera Braga.
No Painel 6, o foco recai em novos serviços e compliance, com o professor Wagner Menezes e a especialista em direitos humanos Paloma Pitre, que debatem os desafios regulatórios e as oportunidades de negócios no cenário internacional.
O Painel 7 apresenta a visão de Javier Peña Capobianco, secretário-geral da ALES (Associação Latinoamericana de Exportadores de Serviços), sobre como a exportação de serviços pode impulsionar a exportação de bens manufaturados, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento.
Inteligência Artificial na prática
Encerrando os debates, o Painel 8 ressalta cases de sucesso do uso de IA aplicado às exportações de software, com a participação de Arabela Remedy Del Cueto, do Stefanini Group.
Encerramento
O presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro, encerra oficialmente o evento às 17h30, reforçando a importância da articulação entre setor público, iniciativa privada e academia para superar os entraves ao setor e ampliar a presença dos serviços brasileiros no mercado externo.
Sobre o Enaserv
Criado com o objetivo de inserir as demandas estratégicas dos serviços na agenda nacional de comércio exterior, o Enaserv se tornou referência ao fomentar políticas públicas, inovação e integração internacional. A edição de 2025 reforça a proposta do encontro de pensar o futuro com base em soluções digitais e plataformas inteligentes, como instrumentos fundamentais para reduzir custos, aumentar competitividade e abrir novos mercados.
The post CNC sedia 16º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços da AEB first appeared on Portal do Comércio.