Em outubro, variação foi de 0,3% em comparação a setembro. Acumulado de crescimento do setor chega a 3,7% em nove meses. Todas as cinco atividades avaliadas tiveram alta

O setor de serviços atingiu o nono resultado positivo seguido em outubro. A variação foi de 0,3% em comparação com o mês de setembro e, desde fevereiro, acumula alta de 3,7%. Com isso, o volume de serviços está 20,1% acima do nível pré-pandemia. É a maior sequência de resultados positivos desde 2022.
Os dados estão na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta, 12 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação a outubro de 2024, o volume de serviços avançou 2,2%, somando 19 taxas positivas seguidas. O acumulado no ano é de 2,8%. Em 12 meses, alta também de 2,8%.
TRANSPORTES — Todas as cinco atividades de serviços tiveram alta, com destaque para transportes (1%), que emplacaram o terceiro resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,4% e renovação do ápice da série histórica. O transporte aéreo e o rodoviário de cargas foram protagonistas novamente.
“O aéreo tem crescido em função do maior número de passageiros transportados, o que se reflete em maiores receitas para as companhias aéreas. E o aumento das receitas das empresas de transporte rodoviário de cargas cresce, em grande medida, pelos fretes realizados para escoamento da produção agrícola, que terá safra recorde neste ano, e de entregas do comércio eletrônico”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
DEMAIS AVANÇOS — O setor de serviços também apresentou avanços em informação e comunicação (0,3%), de outros serviços (0,5%), que tiveram o quarto avanço seguido, com ganho acumulado de 3,4%; e dos profissionais e administrativos (0,1%) e prestados às famílias (0,1%), ambos com ligeiros acréscimos após recuo no mês anterior.
TURISMO — Já o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro. É o terceiro resultado positivo seguido, acumulando ganho de 2,1% no período. Em comparação ao período pré-pandemia, o turismo está 12,7% acima do antigo patamar. O local que mais contribuiu positivamente para o crescimento da atividade turística foi o Rio de Janeiro, seguido por Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
A PESQUISA — A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) permite o acompanhamento do setor de serviços no Brasil. Ela investiga a receita bruta de serviços em empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação.
Fonte: gov.br/secom/pt-br
Imagem: Internet
The post Setor de serviços atinge nono resultado positivo seguido no ano first appeared on Portal do Comércio.