Setor de autopeças discute parcerias com a GM e inspeção veicular em reunião da CBCPAVE na CNC

Evento reuniu lideranças sindicais e empresariais em Brasília e debateu estratégias comerciais, projetos de lei prioritários e planejamento institucional do setor

Brasília sediou no dia 22 de julho a reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE), na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

O encontro, coordenado por Ranieri Palmeira Leitão, contou com a mediação da gerente da Assessoria das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da CNC, Andréa Marins, e reuniu representantes de Federações Estaduais do Comércio, lideranças do Sincopeças Brasil, especialistas da General Motors (GM), técnicos da CNC e convidados do setor. O coordenador-geral das Câmaras da CNC, Luiz Carlos Bohn, também participou da reunião por videoconferência. 

Um dos principais destaques do encontro foi a apresentação de duas frentes de parceria propostas pela General Motors (GM), detalhadas por Marcus Eduardo Fiorella, diretor da montadora. 

A primeira, intitulada Parceiro Chevrolet, é destinada às empresas associadas (CNPJ), oferecendo condições comerciais exclusivas para aquisição de veículos Chevrolet zero quilômetro. Essa modalidade é voltada ao público corporativo, com facilidades operacionais e acesso por meio de uma plataforma digital. 

Já o programa Amigos Chevrolet é voltado aos colaboradores das empresas (CPF), permitindo acesso a condições diferenciadas na compra de veículos da marca. Ambos os programas são atualizados mensalmente, com base em uma tabela que determina os benefícios de acordo com o modelo e a política comercial vigente. 

Durante sua apresentação, Marcus Oliveira destacou: “Estamos propondo duas soluções que não geram nenhum custo para os sindicatos ou para as empresas. A adesão é simples, a gestão é totalmente digital, e o objetivo é ampliar o acesso à mobilidade, valorizando as empresas e seus colaboradores.” 

Inspeção Técnica Veicular 

Outro ponto de grande relevância da pauta foi o debate sobre a Inspeção Técnica Veicular (ITV). O economista da Gerência Executiva de Análise e Desenvolvimento Econômico e Estatístico da CNC (Geade) Guilherme Cardoso apresentou dados de um artigo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), intitulado “O custo-benefício da implantação de um programa de inspeção técnica veicular para a frota brasileira de veículos”. 

Segundo o estudo, falhas mecânicas são responsáveis por cerca de 6% dos acidentes em rodovias federais. Assim, considerando a eficácia da ITV na redução de sinistros, que pode variar entre 5% e 10%, quanto maior a adesão da frota circulante à ITV, menor o número de acidentes. 

A adesão da prática de vistoria entre os proprietários de veículos e a eficácia deste serviço na redução de acidentes são variáveis chave na avaliação do custo-benefício do programa para a sociedade. Vale lembrar que a ITV está prevista no Código de Trânsito desde 1997, mas ainda não foi regulamentada. 

“O estudo mostra que a adoção da inspeção técnica pode gerar benefícios superiores aos custos. Uma proposta de integração com um programa de renovação de frota poderia gerar ganhos ainda maiores para a saúde pública e para o meio ambiente. É um tema de extrema relevância”, defendeu Cardoso. 

Projetos legislativos 

Durante a reunião, o coordenador legislativo da Diretoria de Relações Institucionais da CNC (DRI), Felipe Miranda, falou sobre os principais projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que impactam o setor.

Entre eles, destaca-se o PL nº 5.301/2016, que trata da regulamentação da ITV, considerado estratégico para a categoria. “Apesar de não ser o texto ideal, é uma oportunidade de iniciar o debate legislativo e sensibilizar parlamentares sobre os impactos sociais e econômicos dessa pauta”, explicou Felipe Miranda. 

Também foram mencionados outros projetos com posição favorável da CNC, como o PL nº 338/2015, que obriga fabricantes e importadores de veículos a manter peças e componentes disponíveis por até 10 anos após o fim da produção; e o PL nº 4.821/2016, que exige o fornecimento digital das especificações de peças dos veículos, fortalecendo a atuação do comércio de autopeças independentes. 

Soluções tecnológicas para o setor 

Danilo Fraga, CEO da Fraga Inteligência Automotiva, apresentou soluções digitais para o fortalecimento da gestão comercial no setor. Segundo ele, com a crescente complexidade da frota circulante e o aumento da variedade de modelos e versões, é essencial investir em plataformas integradas de dados. A empresa já reúne dados de mais de 2 mil fabricantes e 250 distribuidores, com 18 mil usuários ativos. 

Na parte da tarde, a reunião foi dedicada ao planejamento estratégico da CBCPAVE.  A proposta é envolver os sindicatos estaduais na identificação de parlamentares aliados às pautas do setor, visando intensificar a atuação política da Câmara.

Reunião da CBCPAVE – 22/07/2025 | Flickr

The post Setor de autopeças discute parcerias com a GM e inspeção veicular em reunião da CBCPAVE na CNC first appeared on Portal do Comércio.

Compartilhar:

Mias Postagens

plugins premium WordPress