Brasil e Japão reforçam diálogo para parceria econômica e comercial

Um possível acordo Mercosul-Japão e cooperação em inovação e sustentabilidade foram debatidos na reunião

 

Os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil e da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão realizaram, nesta quinta-feira (11), a 15ª Reunião do Comitê Conjunto de Promoção do Comércio e Investimentos e Cooperação Industrial. Dividido em duas rodadas, com setor produtivo e com governo, o encontro, sediado na Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília, teve como objetivo consolidar a parceria bilateral e traçar um futuro focado em inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Na reunião liderada pelo secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e pelo vice-ministro para Assuntos Internacionais do METI, Takehiko Matsuo, os dois países reforçaram o interesse mútuo em seguir discutindo o tema de um possível acordo de parceria econômica entre Mercosul e Japão.

O secretário Márcio Elias Rosa ressaltou o interesse do Brasil em um acordo equilibrado e previsível para ambas as partes e ressaltou a importância do diálogo para superar as fragilidades geopolíticas.

“Brasil e Japão valorizam os mecanismos de multilateralismo. Um eventual acordo fortaleceria ainda mais essa visão, que contribui para a estabilidade global”, disse o secretário, que destacou as negociações do Mercosul com a União Europeia, EFTA, Singapura e Emirados Árabes.

“Quanto mais pudermos fazer a complementariedade econômica, mais forte estaremos política, econômica e culturalmente”, completou Elias Rosa.

O vice-ministro japonês mencionou a importância do debate sobre o acordo Mercosul-Japão e salientou que a parceria com Brasil na área de bioenergia vai proporcionar uma grande contribuição na descarbonização. Ele destacou, ainda, o trabalho do governo brasileiro com a Reforma Tributária, que deve melhorar o ambiente de negócio no Brasil.

Entre os temas debatidos no encontro estão transição energética, descarbonização, indústria da saúde, propriedade intelectual e acesso a produtos agropecuários brasileiros ao mercado japonês.

Do lado brasileiro, a Braskem, a Vale e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) apresentaram ações para fortalecer o comércio com o Japão. Representantes de empresas japonesas, como Toyota, Hitachi e Aeterlink também apresentaram oportunidades de fortalecimento de parceria com o Brasil.

Ao final da reunião, tanto o Secretário-Executivo do MDIC quanto o Vice-Ministro do METI expressaram confiança no futuro da parceria bilateral e reafirmaram que o diálogo de hoje foi um passo importante para fortalecer a relação estratégica entre Brasil e Japão em inovação, sustentabilidade e cadeias produtivas.

Fonte: gov.br/mdic/pt-br

Imagem: Internet

The post Brasil e Japão reforçam diálogo para parceria econômica e comercial first appeared on Portal do Comércio.

Compartilhar:

Mias Postagens

plugins premium WordPress