Café Empresarial da Fecomércio-PE aborda a inteligência artificial como ferramenta para vendas e atendimento

Os participantes da quarta edição do Café Empresarial de 2025 puderam conhecer como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada nas vendas, agendamentos e suporte para as empresas. Na era da tecnologia, a IA vem transformando e reinventando negócios, por isso a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio-PE, realizou no dia 24 de julho o Café Empresarial, como o tema “Como Vender Mais e Atender Melhor Usando IA”.

O evento foi realizado na sede da Fecomércio-PE, no bairro de Santo Amaro, no Recife, com o apoio do Cartão do Empresário, clube de vantagens da Federação, e contou com a participação de 48 pessoas. Carlos Eduardo, CEO da Nacional Telecom destacou que no encontro aprendeu a aplicar soluções práticas de IA para sua empresa. “Ainda não utilizo a IA na minha empresa, estou buscando me profissionalizar e entender melhor como funciona para aplicar. Este Café Empresarial me fez descobrir mais sobre essa ferramenta inovadora que pode ajudar no faturamento, e pós-venda”, afirmou.

O participante Manoel Roma, advogado especializado em atendimento empresarial,  destacou como a IA o ajuda no seu negócio. “Na minha empresa empregamos a inteligência artificial para o envio de notificações sobre o andamento processual aos nossos clientes. Quando um processo evolui, o cliente recebe uma atualização por e-mail. Além disso, implementamos algumas automações para otimizar nossas operações diárias”, disse. Ele também ressaltou a importância do evento: “Foi muito proveitoso, pois na semana passada iniciei uma pesquisa sobre chatbots para o atendimento ao cliente final, visando otimizar a experiência dos novos clientes. Hoje, aprendi como criar esse assistente virtual, o que me deixou bastante satisfeito”, disse.

O contador e especialista em BTO & Tecnologia para Negócios, Yuri Matos, que conduziu o evento com uma abordagem prática e acessível. Ao longo do Café, o facilitador demonstrou como a IA pode ser usada para automatizar processos, interpretar dados com mais agilidade e identificar oportunidades de melhoria no relacionamento com clientes. “A interação dos participantes me fez perceber que consegui dialogar com profissionais de diversas áreas não apenas contadores ou pessoas de vendas. Todo mundo pôde contribuir com alguma coisa. Foi um momento de conexão, aprendizado e atualização para ajudar nos processos de venda, atendimento e suporte”, disse.

Para o Superintendente do Instituto Fecomércio-PE, Ricardo Santos, o evento faz parte da missão da organização em promover o conhecimento para os empresários e seus colaboradores. “Acreditamos que o futuro dos negócios passa pela capacidade de inovar. E eventos como o Café Empresarial mostram que, com conhecimento e conexão, a inteligência artificial pode estar ao alcance de todos”.

Segundo a Secretária Executiva do Instituto Fecomércio-PE, Wilma Fonseca, o sucesso desta edição com a interação de profissionais de diversas áreas, mostra que estamos cumprindo nosso objetivo de ser um ponto de conexão, aprendizado e atualização. “Oferecer ferramentas inovadoras como a IA é fundamental para que as empresas possam otimizar o atendimento e fortalecer seus negócios”, ressaltou.

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