Presidente dos EUA estendeu o prazo para a retomada das chamadas ‘tarifas recíprocas’. Na segunda (7), ele começou a enviar cartas a países anunciando novas taxas sobre importações, com início em 1º de agosto. Outras nações ainda devem ser notificadas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a enviar nesta quarta-feira (9) sua segunda leva de cartas para notificar parceiros comerciais. Ele definiu tarifas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 25% e 40%, a depender do país, com validade a partir de 1º de agosto.
Só na segunda-feira, o republicano enviou cartas a 14 nações. No mesmo dia, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que haveria “cartas adicionais nos próximos dias”.
Veja abaixo a lista de países que já receberam os documentos e as taxas anunciadas por Trump até o momento:
- África do Sul: 30%
- Bangladesh: 35%
- Bósnia e Herzegovina: 30%
- Cambodja: 36%
- Cazaquistão: 25%
- Coreia do Sul: 25%
- Indonésia: 32%
- Iraque: 30%
- Japão: 25%
- Laos: 40%
- Malásia: 25%
- Myanmar: 40%
- Sérvia: 35%
- Tailândia: 36%
- Tunísia: 25%
A elevação das tarifas sobre os produtos desses países reacende um alerta sobre a guerra comercial de Trump. O republicano vem tentando firmar acordos com seus parceiros comerciais — mas, até agora, chegou a um entendimento prévio com apenas três países.
A entrega das cartas é mais uma tentativa de pressionar as nações pela conclusão de acordos favoráveis aos EUA. Além do envio aos chefes de Estado, os documentos foram publicados pelo republicano em seu perfil na rede Truth Social. (leia mais abaixo)
Na segunda-feira, o presidente dos EUA também assinou um decreto que adiou oficialmente para 1º de agosto a data de retomada de seu tarifaço. A previsão era que as chamadas “tarifas recíprocas”, que atingiram mais de 180 países, voltassem a valer nesta quarta-feira (9).
Fonte: G1
The post Tarifaço: Trump anuncia novas taxas e envia segunda leva de cartas a líderes globais; veja lista first appeared on FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO.